Pesquisar este blog

sábado, 27 de novembro de 2010

Troca de cartas


Olá correspondente de Pirassununga!

Recebi mais uma de suas cartas ontem e por aqui está um período típico de final de semestre, finalização de provas e trabalhos da faculdade. Eu estou muito bem, obrigado e motivado para o ano que vem. Li que você é estagiário e sei muito bem como é a remuneração de tal oportunidade. Sou estagiário na Agemcamp – uma autarquia do estado de São Paulo que tenta desenvolver a região metropolitana de Campinas, um órgão vinculado a Secretaria de Economia e Planejamento de São Paulo. A região metropolitana de Campinas é composta por dezenove municípios e a cada ano precisa de incremento e aplicação de políticas públicas. Termino no mês de dezembro o meu estágio lá, e a partir daí eu pretendo, também, procurar um emprego.
Sobre as eleições eu devo dizer que fiquei muito feliz com ela. Apesar de eu ser um pouco apolítico eu acredito que será uma oportunidade do país crescer ainda mais. Sobre o ponto de vista de ser uma mulher, acredito que o Brasil fez uma excelente escolha. Devo dizer sobre o Exame Nacional do Ensino Médio que acompanhei superficialmente, porém foram dois anos seguidos com erros e descontentamentos dos estudantes sobre o exame. A respeito do preenchimento do gabarito, quando prestava o vestibular eu também era torturado por ele, não me simpatizava muito. Espero que você seja beneficiado com a segunda avaliação do exame, torço por isso.
Vou responder as suas perguntas, achei uma maneira simples e rápida de saber um pouco mais de mim, acredito que adotarei a sua estratégia e farei o mesmo. Segue assim:

1- O que você acha da política em nosso país?
Como eu escrevi anteriormente, e me envergonho de admitir, eu sou um individuo desligado, porém acompanho o que acontece no Brasil sem grandes discussões aprofundadas sobre o tema. Sou mais um no senso comum.

2- Você gosta de ser brasileiro?
Gosto bastante de ter nascido no Brasil, acho um pais rico em diversos aspectos. A beleza e a diversidade natural, a cultura das diversas regiões, os sotaques.

3- Que tipo de livro você gosta de ler?
Eu divido o meu tempo em livros, músicas, filmes e saídas noturnas, ultimamente tenho lido pouco, mas dos livros, os meus favoritos são de J.K. Rowling, Jane Austen, Florbela Espanca, Vinicius de Moraes, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector entre outros.

4- O que você acha dos Americanos? Dos Estados Unidos?
Eu não sou uma pessoa que se possa fortalecer um discurso aprofundado sobre os EUA. Conheço pouco. Acredito que é um dos povos mais trabalhadores do mundo, uma hegemonia reconhecida, porém não me simpatizo com o modo de vida americano, as músicas de massa e a preocupação de ser soberano ao mundo.

5- Você já sofreu algum tipo de preconceito?
Sim, já sofri. Mas penso que é difícil ninguém ter sofrido nenhum. A sociedade é tão diversificada e algumas pessoas, más esclarecidas, preferem o modo de vida igual, não estão preparadas para as diferenças.

6- Qual é o conceito que você tem de religião?
Fui procurar no Google uma definição de religião que eu adotasse como uma definição exata. Encontrei essa: “Na Crença na existência de um ente supremo como causa, fim ou lei universal.” Acredito que a religião não importa, o que é essencial é em que você acredita. Eu acredito em Deus e sempre Ele está comigo me ajudando, há momentos difíceis, há momentos felizes. A nossa vida é recheada disso, para que nós nos desenvolvemos e um dia possamos ser evoluídos. Religião pra mim não é rótulo, é crença, é fé em um ser supremo, nosso Pai, Deus.

7- O que você gosta de fazer em suas horas vagas?
Eu gosto muito de escutar músicas, gosto de escrever no blog, gosto de dormir, de caminhar, de sair pra dançar.

8- Que lugares no Brasil você quer conhecer?
Gostaria de conhecer o sul do Brasil e o nordeste, tenho amigos no norte e gostaria de visitá-los. Pará, Florianópolis, Uberlândia, Amazonas, Acre.

9- O que você pensa da homossexualidade?
Acredito ser apenas mais um rótulo social, para que a nossa sociedade possa dividir as pessoas. Uma atitude hipócrita e deficiente.

10- De gays adotarem filhos?
Para mim seria ideal e justo adoção aceita por homossexuais. Como é aceita adoção por heterossexuais.

Espero ter alcançado as suas expectativas sobre as minhas respostas, eu sou um jovem despreparado e não disponho de uma opinião aprofundada sobre tais assuntos, tão polêmica atualmente. Por ora eu não tenho muito que dizer, eu apenas espero que em breve eu consiga um emprego, estudar mais um pouco e construir uma nova fase da minha vida.
E sobre você, gostaria que me escrevesse sem parâmetros, gostaria que me dissesse seus sonhos, seus planos, como vive com a sua família, que músicas você ouve ultimamente e quais são seus filmes preferidos.
Boa semana para você, seja feliz e pense que se você acredita e planeja um caminho, ele acontecerá. Acaso isso não seja feito, o melhor está por vir, tenha paciência e viva da melhor maneira possível. Curta seus amigos, a faculdade, os momentos sozinhos, e converse um pouco com Deus.
Um abraço e até a próxima.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Desenhando sorrisos


É noite de uma terça-feira de primavera e ontem choveu muito por aqui, mas nada amenizou o calor que provoca a motivação dos animados a um happy hour com amigos do trabalho no fim de tarde.
Permaneço em casa catando pensamentos nutridos pelas músicas que me fazem bem. Não me apetece as últimas aulas do semestre, tampouco os últimos dias no estágio. Tenho um desanimo saboroso circulando por aqui, tomar banho demorado e colocar o pijama às sete da noite me parece tão ideal. Pela janela o vento se torna taciturno e a noite se tornaria imperceptível se ocultasse a escuridão. Escrevo algo sem nexo, soletro letras paisanas que compõe frases distintas. Não sei dizer como, mas acontece me abastecendo cotidianamente. E o céu permanece estrelado, às ruas luminosas, as casas por onde passo, as lojas que me deparo estão sendo coloridas por vermelho típico e um dourado reluzente, há papais noéis nas redes de proteção dos edifícios e suponho que em breve haverá campanhas de vendas de cartões da AACD.
Por que às vezes é incomodo desconhecer as previsões do futuro e ignorar os planos traçados como previsto sendo difícil assumir que você não tem um plano b? A incógnita do planejamento é atormentadora. Enquanto os outros discorrem em um discurso pacifista, você se mantém internamente enlouquecido. Busco me alicerçar em uma teoria didática, metódica, mas ela não está funcionando agora, e se me perguntam por aonde vou, fico desequilibrado, parto pra um norte que reprimo uma bússola eficaz, e o ponto final me parece reticências. Eu estou tentando remar o meu barco, estou tentando fixar o pé no chão, estou tentando não cair no buraco... Tão parecido com a música da Paula Toller – “Eu tô tentando”.
Pensando bem, esse estado de espírito não é tão mal assim, é um momento em que você para e não se importa se os ponteiros do relógio girar, rápido ou lento, você é solitário em pensamentos e isso é saudável.
E agora vou desenhar um sorriso largo e deixar Mario Quintana falar por mim:

“Por favor, não me analise.
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...”

sábado, 6 de novembro de 2010

Flutuo


Novembro chegou por aqui trazendo as águas de um verão próximo.
Sinto vontade de cantar pra você as melhores músicas, que por mim são ouvidas, que descrevem a sustância do ser humano, a beleza da felicidade. Gostaria tanto que você as compreendesse, assim apenas ouvindo representando fielmente o que penso quando, aqui parado, eu flutuo. E essa aqui abaixo se chama "A te" quem a canta é um italiano chamado Jovanotti. Uma das minhas preferidas.

A você que é a única no mundo
A única razão para chegar bem ao fundo
De cada respiro meu quando te vejo
Depois de um dia cheio de palavras
Sem que você me diga nada, tudo se faz claro

Pra você que me encontrou na esquina com os punhos fechados
Com as minhas costas contra o muro pronto a me defender
Com os olhos baixos estava na fila com os desiludidos
Você me acolheu como um gato e me levou contigo

Para você canto uma canção, por que não tenho outra coisa
Nada de melhor para te oferecer
De tudo aquilo que tenho, pegue o meu tempo e a magia
Que com apenas um salto, nos fará voar pelo ar
Como bolinhas de sabão

Para você que é, simplesmente é, essência dos meus dias

Para você que é o meu grande amor
Para você que pegou a minha vida e dela fez muito melhor
Para você que deu sentido ao tempo sem medi-lo

Para você que me ensinou a sonhar e a arte da aventura
Para você que acredita na coragem e também no medo
Pra você que é a melhor coisa que me aconteceu
Para você que muda todos os dias e se mantem sempre a mesma

Para você nunca se agrada e é uma maravilha
As forças da natureza se concentram em você que é uma rocha, uma planta, é um furacão
É o horizonte que me acolhe quando me afasto

Para você que é a única amiga que eu posso ter
O único amor que queria, se não te tivesse comigo
Que consegue produzir no cansaço um imenso prazer.