Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Siento dudas





Las calles se quedan mojadas y las árboles sonríen a punto de se agitaren de una alegría visible. A veces creo que la naturaleza siente ganas de compartir su estado de ánimo conmigo, pero no estoy dispuesto a oírlas y quedo preso a eso estado de ousadia, de periodos grises, de sonrisa falsa que llevo en la cara como disfraces para las preguntas indiscretas. Desperté hoy en una mañana fría, con muchas personas con sus paraguas, corriendo, llevando el tiempo en sus bolsillos, desperté con ganas de escribirte, como se he tomado una medicina que ayuda a expresar los deseos mas perturbados de mi mente. Siento dudas que corren por mi cuerpo, juegan con mis venas en alta velocidad. Siento miedo por no saber como manejar mis actos, como hacer para que todo sea distinto. Creo que te quiero, pero no puedo tenerte. El respecto es un límite, la nostalgia es el sentimiento, la duda es mi corbata. Hoy hay muchas nubes grises arriba y el agua no tarda a caer. Estoy un poco enfermo, la gripa no quiere abandonarme y siento mi cuerpo cansado, mis ojos a cada parpadeo vacilante, vivo por el combustible que a mí suena canciones. Quedo aquí escuchándolas, así olvídame las tardes grises, la mente insana y los habitantes de mis sentimientos.
Le comento que soñó cosas prohibidas y eso no tiene color por que son solamente sueños, riegos que no quiero tenerlos cerca de mí, todo vuelve lento y no logro saber si es cierto.
Mi alrededor no hay sonrisas y busco en la memoria sus dientes blancos, sus labios rojos y el brillo en su mirar. Tengo ganas de abrazarte y buscote en la ilusión que no existe, en la mirada de las personas que cruzo por la calle y a veces soy el loco por pedirte que huyas y nunca más vuelva a verme, a pensarme. Siéntome desequilibrado por imaginar sus pensamientos rotos que se convergen por mi mente.
Tengo ahora mis manos, mis escritos, mi caligrafía como la mía coartada y frente a eso puedo sentirme feliz por saber que nada puedo ser juzgado por ser sensible, despresando lo que siento al imaginar su presencia.
Por favor, no me juzgue un chico dramático envuelto en su soledad y lleno de sensibilidad aprisionada sin las claves por su libertad, pido que me dé tiempo para que yo pueda reflejar, que me dé brazos para que yo pueda descansar, un piso seguro donde yo pueda caminar descalzo sin miedo de herirme. Sé que puedo estar pidiéndote cosas mayores que tú puedas soportar, aunque sea eso verdad, dígame que logras hacerlo, mentiras piadosas se convierten en mensajes necesarias hasta que llegues tú.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As mentirinhas que elas nos contam


Elas são versáteis, criativas, inteligentes e determinadas, preocupam-se com a família, os amigos, o trabalho, estudam e não se descuidam da beleza, ah, a beleza, como existem coisas para as mulheres. Elas se ajudam nessas coisas de mulher. Posso imaginar os olhinhos brilharem quando ouvem falar sobre maquiagem, cabelo, produtos para o corpo, cosméticos, unhas e horóscopo, porque elas também se preocupam como está o astral, como está o ascendente e por ai vai. Sem mencionar os vários tipos de produtos para essas coisas, para cada tipo de cabelo, para cada tipo de pele, acessórios para o rosto, oval, redondo, quadrado, orelha pequena, orelhão... Ufa! Quanta diversidade. Elas nos tocam com a sua sensibilidade e se uma amiga chega de surpresa e há tempos que não se vêem seguem aqueles gritinhos de alegria. Sim, você já deve ter presenciado uma cena dessas. No mínimo é engraçado. E quando estão em uma festa, dançam juntas mesmo, às vezes nem é por falta de par, acompanhada com alguma dancinha divertida e um drink tudo fica mais alegre.

Mulheres são detalhistas, elas não se têm receio de achar outra bonita, elas falam mesmo: Amiga, olha aquela moça, ela é bonita, mas que cabelo é aquele, e aquela bolsa, meu Deus, tadinha, ela não tem amigas? As mais ousadas dizem: Não é falta de amizade, meu bem, é de espelho mesmo.

Exercitam o narcisismo: Poses em frente ao espelho, de fotos mesmo, às vezes só para reparar nos detalhes do tempo ou como nasceu aquela espinha justo naquele lugar. Os assuntos mais comentados: Perca de peso, cremes para rejuvenescimento, óleos essenciais, qual é a melhor dieta, qual o mais novo produto para redução das linhas de expressão e os óleos mais perfumados. Quantos conhecimentos atribuídos e divulgados, esses são os poucos atributos conhecidos das mulheres, porém há também as mentirinhas, claro, inofensivas, que elas nos contam, e que na maioria das vezes não percebemos, afinal elas são astutas. Quando ouvimos: "Que simpática a sua ex", é meio estranho ouvir isso, porque sempre imaginamos que ela não ia gostar, porém parece tão segura falando isso. Na verdade ela está odiando ver aquela pessoa, tão mal cuidada e horrorosa, mas não podem demonstrar insegurança, elas não criticam e são tolerantes. Algumas podem pensar assim: Antes próximo que longe, aqui eu posso controlar.

"Não está acontecendo nada" – Se vier acompanhada com aqueles olhos semicerrados e sobrancelhas arqueadas, sai de baixo, melhor deixá-las em paz por enquanto, elas estão furiosas, até voltar e ouvir: Oi coração, tudo bem?

"Saia com seus amigos, não tem problema" – Cuidado, há problema sim, embora essa frase venha acompanhada com: Ciumenta eu? Imagina. Não, confio 100% em você, relaxa, coração. Claro que não vamos deixar de sair com a turma, mas sempre teremos que nos cuidar para que isso não seja freqüente.

“Eu me arrumo pra me sentir bem” – Só pra isso? Sabemos que sim. Por que elas não querem que outras as vejam mal vestidas, descabeladas, sem maquiagem e comecem a falar que elas próprias não têm espelhos em casa, ou são desprovidas de amigas sinceras.

“Um minutinho, já estou saindo” – Isso nunca é verdade. Só se o relógio dela estiver parado. Mas, tudo bem, somos compreensivos, às vezes soltamos um: Ô louco amor, que minutinho grande esse, hein?

“Nada” – Sempre pensamos que isso é verdadeiro, mas não é. – O que houve? – NADA. Se vier antes um suspiro alto, significa: Você é cego ou tem algum problema? Claro que está acontecendo algo. Tenha calma, não pergunte mais nada, silencie-se, é melhor.

Situações típicas: Com cara de brava:

- Vamos conversar.

- O que houve?

- Nada.

Você acabou de comprar um sorvete:

- Você quer experimentar?

- Não.

Ela quer que você insista mais uma vez, para demonstrar que realmente você se importa com ela. Por isso diga: Ah, experimenta, está gostoso, você vai gostar, só um pedacinho. Às vezes é melhor não ser tão objetivo.

Do nada, ela muda a expressão e você pergunta:

- Está tudo bem?

- ESTÁ.

Ai ai... Não parece óbvio, eu sei, porém não está tudo bem. Isso significa que ela está pensando como irá falar pra você de modo que não pareça algo tão mal quanto ela imagina, algo entendível para nossos ouvidos.

Ah, esse mundo incrível e cheio de particularidades, não que conseguimos escrever com tanta propriedade, porém sabemos de alguma coisa, se estivermos atentos para observar.

Advertência: Esse texto contém ironia suficiente para não ser totalmente bem interpretado, não precisa dizer:

- Você gostou?

- Claro, é lindo. Vamos entender que isso pode ser o que não é, afinal nunca vamos saber se tudo é o que parece ser, vamos rir e ser feliz. Mulheres um universo de significados.