Pesquisar este blog

domingo, 23 de agosto de 2009

Algodão Cru


Protegido das águas de agosto e sentindo o ar frio que entra pela janela nessa manhã cinza de domingo, escrevo registrando os momentos marcantes do meu encontro com a felicidade. Bendita tecnologia que permitiu as trocas de recados via internet, de mensagens via celulares e longas conversas via telefone.
Aos seus olhos espero parecer sensato e que a tolerância esteja presente se interpretar essas linhas como uma confissão de brejeiro ou uma exibição cafona e desalinhada. Ainda que eu recuse a ser explícito e oculte o óbvio, confesso cobiçar o poder de ler mentes com o objetivo de conhecer com que freqüência os pensamentos seus são direcionados a mim. Você vestia aquela justa camisa de verão e tremia interiormente afetada pelo vento frio daquela noite que anunciava o final de semana. Dotada de um sorriso contagiante de lábios largos e olhos brilhantes, você abanava a mão por cima dos ombros para indicar que ali estava, rompendo o ar frio que sugava o pouco calor que existia dentro da minha jaqueta azul eu fui ao seu encontro retribuindo com um abraço tímido. Como exploradores sagazes de vidas particulares, conversamos. Eu te interroguei moderadamente e conheci seu cotidiano, sua paixão pelo inglês, a sua inclinação por músicas americanas e o desconhecimento desprevenido do encantador idioma espanhol.
Caminhei sobre um porcelanato bege e percebi uma combinação discreta com largas cortinas brancas parecidas de algodão cru. Bebemos aquela sua bebida favorita, dançamos, conversamos e nos beijamos sob uma fraca luz branca que eu desconhecia.
A noite era silenciosa, fria, aconchegante, envolvida pelos abraços carinhosos compartidos, despida pelas nossas poucas roupas, enevoada pelo nosso desejo e embalada pelas músicas de Frank Sinatra. Eu ainda me pergunto de onde é que vem esse dom de tocar, usando mãos de dedos delgados e brancos, um Celviano de três pedais, pousando o pé direito sobre o último pedal e extraindo dali: Aline, Roberta, Bach... Escutei atento como se fosse um concerto particular encontrando um espaço singelo recheado de um sentimento indescritível e novo que me invadiu e foram transformados em legítimas lágrimas mornas que chegaram sem apresentações. O Sol aqueceu a janela amanhecendo, e a noite se foi rápida. Naquele sábado de manhã fui pra aula, um pouco depois das dez, cheguei em uma rodoviária ampla, rodeada por árvores agitadas e de placas amarelas compostas por letras garrafais, fui de ônibus pensando, escrevendo e sentindo algo diferente sem designação.
Você entrou na minha vida insistente e apressada, contive você exibindo o poder da paciência, me surpreendi com a sua sensibilidade e a sua iniciativa de atos verdadeiros. Você se apresentou como uma pessoa encantadora e versátil, generosa e amável, confiou em mim me libertando e dentre as várias descrições que possa vir suceder de você, uma delas é de um exímia “jogadora de confete”. Imperdoável seria se eu esquecesse de agradecer as suas gentilezas em classificar o meu sorriso como lindo e a maneira como a minha prosa é escrita. E depois de tudo, as palavras me abandonam e eu penso que estarei ai presente se você conseguisse sentir o meu cheiro que adormeceu sobre os seus travesseiros de capas brancas e de uma colcha de letras pretas japonesas.

Angelo Ribeiro

2 comentários:

  1. Nossa!
    Adoraria soltar um "sem comentário", mas como?
    "A noite foi perfeita, a semana melhor ainda e certeza que o que há de vir, será melhor ainda para você Beto". Bom, minhas conclusões são com base em suas palavras tão belamente dispostas. Gostaria apenas de compartilhar com você meu encantamento por tão belo texto e poder, enfim, ter a honra de conhecer este anjo descritoe tão bem escrito, em sua prosa!
    Abraços
    do amigo e fiel leitor
    Ton

    ResponderExcluir
  2. Anjo, anjo sim, alguém muito especial, amigo, companheiro das horas boas e das tristes também. Um alguém que está distante quando falamos em espaço e tempo, mas presente de coração, espirito...mas acima de tudo, essa pessoa é muito amada...amada por mim, amada por voc~e, amada por todos..uma pessoa inexplicavelmente inesquecível!!!!!

    ResponderExcluir