Pesquisar este blog

sábado, 7 de agosto de 2010

Meu velho pai

A benção pai?
- Deus abençoe.

Por aqui é madrugada de sábado e amanhã é o segundo domingo do mês de agosto, é o dia dos pais.
Agora faz frio e o senhor já não nos cobre quando deitamos e nem nos acorda dizendo que nunca viu ninguém indo deitado. Nunca mais acordei com o cheiro de café flutuando da cozinha até o quarto, nunca mais escutei os seus risos contidos e nem vou jogar truco com o senhor pra ganhar dos que atreviam a nos desafiar.
Eu me lembro sempre quando íamos dormir. Eu e a Pi pedíamos a benção para o senhor e para a mãe, o senhor cobria a Pi primeiro, depois eu. Achava tão importante aquilo, era tão emocionante. Nunca chamávamos de você as pessoas mais velhas que a gente, o obrigado tinha um lugar primordial nas nossas conversas, e a benção era um pedido obrigatório para quando acordávamos, íamos dormir, ou saíamos de casa. E por incrível que pareça não me lembro de ser isso imposto.
Pai, eu não esqueço quando brincávamos de esconde-esconde, das minhas crises de adolescente, de querer ver mais televisão, de quando o senhor pedia para que tirássemos as suas meias pretas sociais, fedia chulé! Mas não nos importávamos. E quando o senhor nos trazia paçoca de rolha, comprava canetinhas coloridas e revistinhas para pintar, o senhor repartia o sanduíche feito de pão francês ao meio de uma maneira diferente, apenas sua. Na diagonal. Nossas viagens de trem nas férias eram incríveis, eu corria entre os vagões, era sempre repreendido por me imaginar voando com a cabeça pra fora da janela.
Agora depois de tanto tempo, parece que tudo não aconteceu, não é algo palpável, são lembranças. O senhor já não está aqui e às vezes eu sinto saudades. Como eu não posso comprar um presente, eu resolvi escrever, talvez o senhor leia, ou talvez esteja lendo agora. Ah pai, meninos não choram né? Cuide da sua mãe, eu me lembro disso! Eu não moro mais com a mãe nem com a Pi, nos vemos apenas nos finais de semana. Eu estou morando em Campinas e lá é tão diferente daqui, é mais agitado e não há vizinhos simpáticos, eles não cumprimentam, só se eu sorrir, no máximo um bom dia. Nunca ninguém pediu emprestado pó de café nem açúcar para mim. Estou terminando a faculdade, serei o seu primeiro filho a se formar, há dias que é cansativo e eu gostaria de sentar e conversar um pouco com o senhor. Seria inexplicável se lá de cima do tablado eu visse o senhor e a mãe acenando pra mim, já imaginou? Eu com a beca e o canudo na mão? Pai, eu espero que o senhor esteja bem por ai, e que onde estiver às pessoas sejam legais, eu me arrependo de coisas. Arrependo-me de ter brigado por tontices, deveria ter ficado calado, o silêncio sempre é o melhor caminho a seguir, mas eu não sabia. Eu amadureci, como o senhor era sábio e eu um galinho galizé medíocre. Eu nunca falei isso pessoalmente, acredito que eu ficava tímido, e talvez chegasse a pensar que não soasse bem, mas eu gostaria que o senhor soubesse que eu o amo, muito. Tenho orgulho de ser chamado de Angelo, porque era o nosso nome, sinto vontade de abraçá-lo hoje e desejá-lo um feliz dia dos pais. E se eu escrevesse um cartão, estaria escrito:
“Pai, eu o amo muito, o senhor foi muito importante na minha vida infantil e me ensinou muito na minha prepotente adolescência, mesmo eu não me dando conta a princípio. Sinto a sua falta – Feliz dia dos pais”

Ps.: Ah! Pai, eu também choro quando eu escuto a música do Léo Canhoto e Robertinho - Meu velho pai.

7 comentários:

  1. Saiba, que ele sabe de tudo isso e que esta separação é passageira.Alguns laços são eternos e muitas vezes não agimos mesmo corretamente com quem esta no nosso lado e não nos damos conta que estão la para nos amparar e nos fazer melhorar. Se orgulhe de ser um homem honrado, filho carinhoso e de bem. Tenha certeza, que ele irá se orgulhar do seu futuro e não do seu passado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Quando criança eu era totalmente ligada ao meu pai, com o passar do tempo isso foi diminuindo, mas hoje faço o possível para estar perto dele sempre que posso.
    Quando adolescente fazemos muitas besteiras, nossos pais ficam chateados, mas no fundo nos entendem.
    Muito bela a sua declaração.
    Tenha certeza de que ele sempre se orgulhará de você, seja onde estiver.

    Cuide-se, Ange.

    Um par de beijos para você também! (Gostei rs)

    8 de agosto de 2010 21:53

    ResponderExcluir
  3. Irmão não tenho palavras pra dizer o quanto estou feliz com esse texto que vc escreveu...
    Bjo te amo

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua visita, estou seguindo
    Adorei também seu blog

    Beijos, inté!

    ResponderExcluir
  5. Me emocionei de verdade ao ler esse texto. Traz sentimentos com ele...

    ResponderExcluir
  6. ANGELO:


    Pessoas que pedem a bênção aos pais,
    pessoa que amam ao pai,
    são pessoas diferenciadas.

    GOSTEI.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, adorei muitoo esse texto..
    Estou te seguindo ;)

    ResponderExcluir