Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Escolha ser feliz de verdade


Mais um ano se inicia. E você tem conseguindo parar um pouco para refletir sobre a sua vida, e como coisas boas tem acontecido? Como foi o seu balanço? Não, não precisamos pontuar os problemas, as faltas e os tropeços se lembram por si só. Parece incrível como somos dotados de perscepção para as coisas que nos abalam de maneira negativa. Mas hoje, vamos refletir sobre a nossa vida, o lado bom da nossa vida.
Sugiro que nos dediquemos a viver de uma maneira diferente, vamos exercitar o poder do otimismo, da alegria compartilhada, da esperança de dias melhores de uma hipótese alcançável de um futuro brilhante.
Vamos abandonar a ideia de praticar as queixas cotidianas e nesse início dedicarmos a observar. Observaremos as pessoas ao nosso redor, observaremos o que nos dá ânimo, alegria, o que nos faz feliz. Sim, é inevitável trabalhar, estudar, nos desenvolver, mas escolher viver a nossa vida de maneira carrancuda e queixeira também é uma escolha, qual será a sua? Que tal nos propor a substituir nossos atuais pensamentos? Tornando-nos pessoas crentes em um futuro com uma melhor qualidade de vida. O que lhe faz feliz? Essa pergunta tem uma resposta tão abrangente que fica difícil respondê-la com meias palavras. Proponho que adotemos uma reflexão do nosso estado. Você tem agradecido por trabalhar com saúde a meio de tantas notícias, às vezes tendenciosas, de desastres no planeta? Nos seus relacionamentos, você mantem frequentemente a ideia de dizer verdadeiramente o quão é bom estar vivendo esses momentos cercado por essas pessoas que lhe fazem bem? Se pensarmos que a rotina nos consome, que o dia não é suficiente para resolver nossos problemas cotidianos e que o fruto dessa correria serve apenas para pagar as nossas contas, seria uma maneira horrível de pensar que a nossa vida tão passageira, é tão barata.
Durante esse tempo, do nosso nascimento até a nossa idade adulta, realizamos muito feitos. Você é capaz de se relembrar como era divertido sair pra brincar na rua, na época da escola? De como foi tenso e às vezes parecíamos que iríamos enlouquecer na adolescencia com tantas mudanças e medos? E o nosso primeiro emprego, o nosso primeiro amor, as brigas idiotas com os nossos pais. Essa retrospectiva é necessária para que possamos parar para analisar que somos adultos completos e que não paramos, estamos lutando para sermos mais felizes. Agradeça o favor feito pelo seu colega, irmão, companheiro, amigo. Silencie-se quando alguém não está preparado para dialogar, ouça as suas músicas preferidas, saia para caminhar com o seu cachorro, converse com o seu gato, entre na natação, se atreva a dizer o que você pensa com educação, seja mais humilde, tente entender que o outro também pode ser fraco e desconhecer o significado de companheirismo, lealdade, equilíbrio.
O difícil é começar, mas quem disse que é pra acelerar esse processo? Não é competição, é desenvolvimento pessoal, único e só depende de uma escolha, a sua. Repire, tenha calma, se ao acordar, pela janela você observar que há um dia de céu azul e ensolarado na manhã de segunda-feira, ótimo; caso não exista esse dia pintado, o faça. Não é porque você nasceu em um ventre, cercado e protegido, que quando saiu de lá você não conseguiu respirar. Se você realmente quer, você consegue, ninguém disse que seria fácil. Tudo é possível. Que nesse novo ano, se não der pra exercitar o ano todo, proponemos pouco a pouco nos conhecer. O autoconhecimento nos ajuda a sermos mais felizes, através dele podemos realmente saber o que nos faz feliz e esse ideal que buscamos de felicidade poderá ser mudado. Faça escolhas, escolha ser feliz de verdade.

2 comentários:

  1. Escolhas que mudam nossos rumos são tão assustadoras! `^^´
    Mas o que importa realmente não é se a escolha foi a mais correta ou não, mas depois de fazê-la levá-la adiante!
    E caso não esteja contente, parar e refazer tudo do começo! Todos somos capazes, basta escolhermos ser! ;-)

    Adorei o texto, e eu estava precisando lê-lo!
    Parabéns e FELIZ ANO NOVO! `^^´

    ResponderExcluir