Pesquisar este blog

domingo, 1 de abril de 2012

Pensamentos de um diálogo matutino





E o tempo mudou bruscamente, ainda estava escuro quando os trovões o despertou, os relâmpagos iluminaram o seu quarto e a água da chuva golpeou a sua janela de forma audaciosa e exibicionista. Ao despertar pela manhã o tempo havia mudado, o calor diário que aquecia a sua cama já não se mostrava tão vigoroso. Pelas calçadas pessoas protegidas por seus cachecóis de um vento que movia os cabelos, que os invadia fazendo-os tremer dentro de suas roupas de lã. Você é muito observador, o que ocorre com pessoas como você é a delicadeza dos detalhes imperando sobre as coisas superficiais e a essência nas palavras agindo no sentimento. Perceba que com o tempo adotamos outras prioridades, a infância tem as suas, assim como a adolescência, a vida adulta e a velhice comporta suas perspectivas e frustrações. E ela o tocou como fazia sempre, o puxou pelo braço, acercando-se dele, com a cabeça sobre seu colo, ela continuou a falar: Ás vezes pensamos no que podemos possuir para sermos felizes, não se preocupe muito com isso, pense que eu estou aqui por você, especialmente por você e o meu amor cresce e é alimentado cotidianamente através do brilho do seu olhar, pense em ser, do que ter.
- Mãe, porque há tantas pessoas infelizes quando não tem, aparentemente, nenhum problema físico? Ah, carinho, somos tão complexos, não devemos analisar dessa forma, cada pessoa apresenta suas dificuldades e as encara de modo como acreditam ser o melhor. Devemos pensar que cada novo dia é dado a nós para refletir e vivê-lo de maneira que não carreguemos coisas destrutivas. Quando você era pequeno seu sonho era crescer e poder comer quanto sorvete aguentasse, dormir tarde e não ter que levantar cedo, seus problemas eram esses e agora são outros, o que difere uma pessoa de outra não são os seus problemas, mas a capacidade de enfrentá-los. Pense de uma maneira como se a vida fosse uma eterna escola, que os obstáculos são as provas para o seu desenvolvimento, que os seus amigos e a sua família são a base que te fortalece, são o corrimão da escada para você se apoiar, porém apenas você pode escolher, e executar as suas ações, ninguém é capaz de fazer por você, e assim que ter que ser, caso contrário, você não poderia ler, escrever, comer, beber se não tivesse realizado o seu esforço.
- E se alguém me magoa, me fere com palavras, o que eu devo fazer? Filho, meu querido, você não tem que fazer nada, tente olhar para a pessoa e ver nela a dificuldade de entender as pessoas, a frustração de ser incompreendida. São essas pessoas que devemos agradecer por estar em nossas vidas e nos fazer com que pratiquemos a paciência, a compreensão, a solidariedade e o amor. São essas pessoas que permitem que saiamos da nossa zona de conforto e possamos nos avaliar se realmente somos pessoas em um caminho para a nossa felicidade. Não é possível saber se você consegue se não for submetido a provas. Mas fique tranquilo: tudo tem seu tempo e há tempo para todo próposito debaixo do céu.
- Como assim, eu devo deixar todo mundo me xingar? Calma, todo mundo não irá fazer isso com você, a vida é recheada de momentos e sempre haverá pessoas simpáticas a você. Se isso acontecer, primeiro reflita, depois tente conversar com a pessoa, o diálogo é muito importante para você conhecer o ponto de vista dela e manifestar o seu. É na conversa que podemos desenvolver a compreensão, nos colocar na situação do outro e a partir disso entendermos a situação. É claro que nem sempre há pessoas preocupadas em dialogar, por isso o silêncio é um caminho, não a difame, a entenda, não é o caminho se encher de mágoa por coisas que podem ser resolvidas, mesmo que momentâneamente não haja brecha para tal, como eu disse, tudo tem seu tempo.
- O que eu posso fazer quando eu estiver irritado com alguém? Você pode adotar a técnica do reverso e pensar: se fosse eu, como eu gostaria de que me abordassem e a partir daí você resolve o seu problema de maneira a orientar a sua vida sem marcas, sem mágoas e vivendo cada dia com as suas responsabilidades.
- O que eu tenho que conquistar para que a senhora sinta orgulho de mim? E ela riu de maneira doce, roçou os dedos pelos cabelos curtos dele e disse: Você precisa conquistar a segurança de si próprio, ter a verdade como base para suas ações e a compreensão nos seus julgamentos.
- Eu não preciso te comprar nada? Ela o olhou de maneira afetuosa e disse: Filho, tudo que se compra, se perde, o tempo acaba por consumir. Quero que você conquiste e eu apenas preciso daquilo que é intocável pelo tempo, eu preciso de sentimentos, esses que nos nutre e nos acompanham por toda a vida.
Houve um suspiro profundo e ele percebeu que já era tarde e ainda estava naquela janela observando as pessoas nas ruas, sentiu uma alegria que o preenchia, sorriu e pensou: Obrigado mãe, por me ensinar a superar as dificuldades e encarar o dia como um presente, mesmo não estando mais aqui para me acariciar e conversar comigo, seguirei os seus conselhos, viverei cada dia da melhor maneira que eu conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário