Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O portal para uma visão otimista

Não sei vocês, mas encontro mais argumentos e atributos que me amparam para a visão de mundo mais otimista. É óbvio as notícias estarrecedoras, tristes e muitas vezes desmotivantes, possa gerar pessimismo, mas encontro nelas um pequeno fio de desenvolvimento. Pode parecer absurdo para alguns e soar inacreditável para outros, porém é só mais uma visão, não é necessária concordância.

Vivo em um mundo particular, um cotidiano cercado por estudantes universitários e tenho a maioria das minhas horas preenchidas por deveres acadêmicos, talvez por isso esteja inclinado a revelar um desejo de que esse privilégio se expanda a maioria de indivíduos possíveis. Acredito que nesse ambiente possa desenvolver e florescer mentes, e no mínimo dos casos, pessoas mais empáticas, solidárias e esclarecidas.

Os professores, dos quais escuto atentamente, são adultos pautados pela missão de apresentar os fatos e contextualizá-los, de gerar um interesse alinhado aos confrontos contemporâneos que são didaticamente interpretados em uma perspectiva histórica. Não estou fazendo apologia aos meus professores, apenas queria demonstrar o carinho que sinto por eles e a felicidade de reconhecer em seu trabalho, o grande contributo para a humanidade. São indivíduos dotados de um espírito educador, de uma “boca” falante, de um olhar complacente, de ralhas pertinentes e de um “ouvido” de ouvir, características humanas que, por mim, são admiráveis. Haverá pessoas que dirão: “Não é bem assim.”, mas o que é bem assim?

O que isso tem a ver com a minha visão otimista? São por meio deles que enxergo os fatos de uma maneira transformadora, motivadas por questões sociais inclinadas à reflexão e a mudança de comportamentos. Quando analisamos uma determinada disciplina, são eles que levantam a base, são os alicerces da construção de um pensamento. 

Eles leram antes, eles promovem o intercâmbio, tentam ensinar e muitas vezes conseguem. São humanos, têm suas vidas conflituosas como qualquer profissional, são aprendizes, amadores na arte de viver como qualquer outro. Mas fazem algo diferente, eles cuidam. Reflita sobre o cuidado, aqui não terá todas as respostas, mas pode ser um, de vários, caminhos a começar.

Como o todo é complexo, eles vão por partes. Como os estereótipos são visões limitadas e contada por uma só boca, eles vão desconstruindo. Eles não pedem que inventemos a roda, a pólvora, o fogo. Solicitam o exercício do estudo, da prática, da leitura, e que cada um tenha o mínimo para seguir a sua vida diferente de quando entrou naquele inicial contato.

Parece um texto meio sem nexo, pois não? Não importa muito, o óbvio é relativo.


O portal para uma visão otimista é construído com educação. Essa educação é formada por indivíduos como estes que acabo de mencionar. Obrigado por existir, ainda que a caminhada em sua formação e na condução da sua profissão seja muita vezes difícil, é admirável a sua persistência e luta diária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário